Quando vi o trailer do novo filme de Darren Aronofsky fiquei intrigado. Primeiro, porque sempre espero pelos seus filmes, que desde "Pi", seu primeiro longa, já conseguiu despertar a minha atenção se tornando ali um diretor promissor. Posteriormente assisti "Requiem Para Um Sonho" que fez eu ter a certeza de vez que seria um dos meus diretores favoritos e tornando esse filme sempre presente entre os meus melhores ever!. Ainda pouco conhecido, fez o brilhante "Fonte da Vida" que teve um certo reconhecimento mas foi subestimado pela crítica e público, talvez por ser subjetivo demais. Mas foi com o ótimo "O Lutador" que Aronofsky teve reconhecimento tardio, levantando o até então Mickey Rourke, que vivia no ostracismo por ter desfigurado sua cara com excessivas cirurgias plásticas. Mas claro que não é disso que trato aqui, quando divulguei a lista dos melhores filmes de 2010, disse que iria falar especificamente sobre "Cisne Negro", e não foi a toa. Nesse último trabalho, Aronofsky consegue nos surpreender novamente desenvolvendo uma história completamente nova dos seus filmes anteriores mas com a mesma identidade. Seus filmes não são fáceis e retrata a realidade de modo exagerado, criando assim um desconforto e desprazer. Em Cisne Negro, o backstage do universo decadente do balé é mostrado de maneira minuciosa. Os exaustivos ensaios e a grande pressão externa e interna da personagem principal nos mergulha para suas maiores angústias e frustrações. O desenvolvimento, crescimento e declínio da personagem de Natalie Portman é visível e narrado no time certo com um desfecho surreal e viceral. Ponto ainda para ótima trilha que comanda o suspense psicológico de maneira correta, o ótimo e balanceado elenco, os figurinos da Rodarte e a direção de arte que trabalhou a dubiedade da personagem através do preto e do rosa de maneira sutil e espetacular. E claro, Natalie Portman que já no primeiro e curto plano sequência do filme mostra que 7 horas semanais de treino fizeram dela uma bailarina excepcional e uma atriz grandiosa!
PS: Izabelle se recusou a ver o filme em casa, disse esperar para ver no cinema. O que faz enorme sentido. Eu, Fernando, sou ancioso demais, não consegui esperar... o filme estreia no Brasil dia 04 de fevereiro e eu estarei no cinema para ver, só que agora em tela grande!
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