07/01/2011

Editorial do Dia: Like a Toy Soldier






Lixo Extraordinário!




O trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz, radicado em Nova York, sempre nos encantou. Desde suas famosas fotos de nuvens que representavam as antigas brincadeiras de crianças até esses grandiosos novos trabalhos que foram parar até na abertura da maior e mais importante novela brasileira. Com tamanha projeção é de se esperar que sua ambição também aumente, querendo cada vez mais tornar sua obra mais visível ao mundo. Justamente por isso decidiu durante dois ano desenvolver um trabalho no maior lixão da América Latina, Gramacho no Rio e com isso filmar um belíssimo documentário sobre sua obra e as pessoas que ali trabalham. O resultado foi um filme que vem recebendo ótimos elogios e prêmios nos melhores festivais do gênero. O filme Lixo Extraordinário (Waste Land) é dirigido por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, com produção de Hank Levine e produção executiva de Fernando Meirelles e Andrea Barata Ribeiro. Imperdível!


Já tem calendário para 2011?







Primeira semana do ano é o momento de garantir um calendário para seguirmos durante o ano! Aqui no Plie, nós gostaríamos de ter esse da Pantone! Feito por Derek Bowers, a idéia é que fosse um calendário que fizesse sentido em qualquer lugar do mundo. Pensando nisso e claro, no cliente Pantone, o designer propôs o uso da cor, algo universal, em um mosaico de imagens! 
E para os colegas designers,a quem essa info possa interessar, Derek já foi questionado várias vezes a respeito do software usado. Para nosso espanto, foi o Illustrator! Sim, ele construiu sua grid e passou todas as 1440 imagens "uma a uma". Uoou!



06/01/2011

Editorial do dia: The power of glamour _Vogue Itália




















Steven Meisel sempre arrasando nos cliques!

Retorno!



Sam Sparro é um ótimo produtor que nos conquistou em 2009 e que já esteve, inclusive no Brasil, ano passado no SONIQUE em São Paulo. Seu hit "Black and Gold" embalou baladas cools e pelo visto parece continuar arrasando em 2011. Seu novo clipe Pink Cloud é alegre e com montações "absurdas" e a música é um revival de houses clássicos dos anos 90 que eram incríveis! Seu novo álbum é esperado para esse primeiro semestre. Enjoy it!

05/01/2011

Editorial do dia: Winter Spiele_vogue Germany jan.2011






Festa da firma!






















































Se vocês acham que festa de final de ano da firma é um porre, é porque vocês não conhecem o Open Estudio. Esse escritório de design alemão resolveu fazer uma reunião de fim de ano e usaram como decoração todos os trabalhos feitos pelo escritório durante o ano que passou! Genial!



Estamos de parabéns!





A marca dos jogos olímpicos do RIO 2016 foi apresentada a alguns dias e já está gerando muita polêmica. Nos perguntaram se havíamos visto a marca e se tínhamos ou não gostado. Pois bem, a marca de fato é incrível e o vídeo feito pela equipe Tátil Design do Rio de Janeiro explica muito bem o porque da marca ser tão significativa, porém é perceptível as semelhanças mas não o plágio. Gelli, o diretor da agência, conseguiu uma resposta ótima que desmistifica a idéia do plágio: "pessoas se abraçando, referência ancestral, que está no inconsciente coletivo. Existe em todo lugar: na arte rupestre, indígena e em diversas expressões artísticas". Mas o que é mais importante salientar, não é se a marca foi ou não um plágio, se ela é boa ou ruim, e sim de começar a perceber que o Brasil vive um momento único e que deve ser aproveitado. O design será visto com outros olhos, com atenção, entusiasmo, paixão e necessidade. Todas essas manifestações já ocorrem a anos em países que valorizam o design e o Brasil daqui pra frente tende a mudar, com ou sem marcas plagiadas. A nossa sorte é que começamos com o pé direito com um design espetacular e bem feito, parabéns!