08/10/2010

Gap: Experimentando um novo logo?




 O logotipo de uma empresa fala sobre ela, seus princípios, posicionamento, objetivos e produto/serviço. Mas muitas empresas, com o passar do tempo, passam por processos de reestruturação ou reposicionamento e a necessária atualização. Portanto, seu logo deve acompanhar tudo isso, pois ele é uma grande ferramenta de comunicação. Nessa semana, a americana varejista GAP resolveu, após 20 anos com o mesmo logo, apresentar seu novo logo ao mundo. O desastre foi grande, já que ele não conseguiu transmitir nada sobre o DNA da marca, ao contrário parecia até mesmo um logo de programa de computador. A reação de blogueiros, fashionistas, designers e claro, dos palpiteiros foi imediata, considerando o novo logo péssimo!

A empresa, se retratou dizendo que estava "experimentando" um novo logo e até declarou no facebook que:

“Obrigado pela opinião de todos vocês sobre o novo logo! Temos o mesmo logo por mais de 20 anos, e essa é apenas uma das coisas que estamos mudando na empresa. Sabemos que esse novo logo causou muita polêmica e estamos felizes em ver os debates online. Tanto que queremos que vocês compartilhem os seus designs. Amamos a nossa versão, mas gostaríamos de ver outras ideias. Fiquem ligados nos detalhes que iremos divulgar em breve sobre esse projeto de crowdsourcing”.


Em outras palavras, falaram educadamente algo como "não gostaram, façam melhor".

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