08/02/2011

Plie Pequi Art #6 + Plus Galeria apresentam: o trabalho encantador de Lupe













































O Plie Pequi Art em parceria com a Plus Galeria passou por uma leve pausa mas volta com o trabalho primoroso de Lupe. Sua obra chama a atenção pela riqueza em detalhes e para nós, que amamos a moda, vemos logo uma conexão: as roupas dos personagens parecem ter saído de um livro de história da moda. A ligação com o passado é forte e marcante aos olhos do espectador. Lupe falou ao Plie Blog e nos respondeu com um texto descomplicado algumas perguntas sobre sua formação, o início de sua carreira, suas inspirações e como a moda se faz presente em sua obra. 

"Tenho formação em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, e mestrado em Cultura Visual pela mesma faculdade.

Assim como quase todos que trabalham na área, desenho desde muito pequena. Comecei desenhando histórias em quadrinhos, e por volta de 1997 passei a criar e editar um zine próprio, em xerox, o Disritmia Urbana. Depois de entrar para a faculdade, passei a estagiar em escritórios de design gráfico, o que me fez perceber que não queria ser designer, e em 2006 passei a trabalhar exclusivamente com ilustração, primeiro em um jornal diário, e depois como freelancer, desenvolvendo em especial trabalhos na área de livro infantil. Atualmente vivo exclusivamente de minha produção de ilustração e pintura.
Há cerca de dois anos comecei, paralelamente, uma produção de cunho mais pessoal, partindo de minha experiência anterior com o imaginário da literatura infantil clássica, tema que muito me interessa.
Utilizo técnicas diversas, do digital ao óleo. No entanto, tenho preferência por grafite, aquarela e acrílico, em especial para os trabalhos pessoais. Em geral pinto sob papel, mas estou começando a utilizar também outros suportes, como tela,
papel paraná e madeira. 

Não tenho intenção explícita de transmitir nenhum tipo de mensagem através do meu trabalho, deixo que o observador tire suas próprias conclusões sobre ele. Arte panfletária não combina comigo, prefiro ser mais sutil nesse sentido.

As referências a estéticas do passado são bastante marcantes em minha obra, e é o que salta primeiro aos olhos. Mas em geral sempre existe algum tipo de narrativa implícita, nem sempre facilmente perceptível, provavelmente uma influência de meu background como ilustradora de livros infantis. Tudo o que faço tem uma história, por mais simples que o desenho ou pintura seja.
Busco inspiração em muitas coisas: Ilustradores da virada do séc. XIX, fotos antigas, em especial do período Vitoriano e Eduardiano (especialmente as em estilo memento mori), assim como nos mestres da pintura do passado (em especial os holandeses pré-renascentistas, os românticos e os pré-rafaelitas). A literatura de contos de fadas também me inspira muito, assim como o universo narrativo de histórias para crianças. Ilustrações científicas antigas, gabinetes de curiosidades, steampunk, música, tapeçarias e coisas com um toque de bizarro. Adoro taxidermia, por exemplo.

A moda também tem sido uma fonte de muitas idéias interessantes, gosto muito de praticamente tudo que é anterior ao séc. XX, pois o vesturário além de tudo possuía uma variedade de significados pessoais e sociais ligados a estética das peças. Também me inspiro em coleções de estilistas contemporâneos que trabalham releituras dessas estéticas, como Alexander McQueen, Vivenne Westwood e John Galliano. Sempre gostei da moda como uma forma de expressão, embora nunca tenha tido interesse no mundo da moda propriamente dito. Meu estilo pessoal tende ao sóbrio, o que me faz pensar que tenho uma espécie de dupla personalidade!"

por Lupe.

Gostou? Suas obras estão a venda na Plus Galeria, é só clicar, pagar e receber em casa! Luxo é pouco,né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

gostou? deixe um recado para nós