14/04/2011

Hora do Chá: Primer _ O que é? Por que usar? Quando usar?





Primeiramente é bom saber que existem quatro tipos de primer: o de rosto, o de boca, para as pálpebras e até um específico para os cílios.

Pra falarmos de todos eles aqui hoje o nosso post ficaria GIGA, então resolvi focar no de rosto e quanto aos outros vou falar pra vocês junto a um tutorial de maquiagem cheio de fotitas porque daí vocês os veem em ação, ok?

O primer de rosto é um “preparador da pele”. Ele deve ser usado antes de qualquer outro produto, principalmente da base.  Os primers mais comuns e tradicionais  de rosto funcionam assim: servem para dar uma diminuidinha nos poros muito abertos, deixar a pele mais hidratada, efeito aveludada e segurar melhor a maquiagem. Eu ainda tenho a impressão de que com ele a base e o pó ficam mais uniformes, sabe!?

Mas existe uma variedade imensa de marcas no mercado e ainda de texturas e de propósitos.

Quanto a textura, normalmente são encontrados em cremes ou silicone, muito fininhos, pois a intenção não é pesar a pele, somente prepará-la. Costumam ser incolores, e por isso estes podem ser usados em qualquer tom de pele. E ainda os que já tem a vantagem de vir com filtro solar, então se você for usá-lo durante o dia, estes são perfeitos.

Encontramos alguns específicos com diferentes propósitos, por exemplo, há aqueles que diminuem os poros,  os que parecem diminuir a oleosidade, os que causam o efeito tensor, os somente hidratantes, os que uniformizam a pele e alguns até prometem esconder as ruguinhas.

Uma dúvida que normalmente surge é quanto a oleosidade. Nunca notei que eles deixam a pele oleosa, muito pelo contrário, mas já existem alguns, como eu disse,  que prometem diminuir a oleosidade da pele.

Usar o primer é bem simples: basta estar com a pele limpa e com os dedos mesmo espalhar uma única camada bem fina por todo o rosto em uma única direção. 

Alguns dos que já usei e recomendo são:







 1) Avon Magix: uma pré-base, um creme com ótima textura com FPS 20 que deixa a pele com este efeito aveludado e minimiza um pouquinho as linhas finas.

2) MAC Preep + Prime FPS 50: a marca possui uma variedade imeeeensa, mas este já vem com filtro solar. Ele é super sequinho então você pode passar a base por cima tranquilamente que não vai ficar grudando como a maioria dos produtos que tem filtro solar.

3) Too Faced Primer & Poreless: este é o grande queridinho mesmo. Ele possui vitamina A e C e extrato de amora, além de uma boa dose de retinol que ajuda a minimizar bastante as pequenas linhas que queremos disfarçar.  Ele tem a textura bem suave e some na pele, o que não atrapalha na aplicação da base e nem quando se quer usar somente o pó.

4 e 5) Smashbox Photo Finish e Photo Finish Light Oil Free: neste caso já usei em creme e o de silicone e gostei dos dois. A eficácia de cobertura é a mesma. O que os diferencia mesmo é que o em creme é oil-free, e o de silicone é mais líquido. Os dois secam rapidinho e não atrapalham a aplicação do restante da maquiagem.

6) Dr. Brandt Time Arrest Face Fluid: Um tiquinho só desta maravilha rende muito.  Ele também é super fininho, bem líquido e quase refrescante. Ao secar deixa a pele com uma sensação “mais firme” e seu grande diferencial é segurar bastante a oleosidade e ter em sua composição agentes anti-envelhecimento. Amo muito para aqueles dias de calor. Mas meninas, ele não dispensa o uso do filtro solar, ok?!


Finalizamos essa etapa, mas nos encontramos na próxima quinta, com todas as outras informações sobre os primers!

Beijos!

Lorhayne Guimaraes

2 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade sobre os primers, e achei super digno esse com filtro solar, pq eu nunca passo o primer, mas acho que esse vale a pena tentar. ;)
    Já estou louca pra ver os outros post...

    ResponderExcluir
  2. Lolita, você está arrasando nos post! Amei!!!
    Mariana

    ResponderExcluir

gostou? deixe um recado para nós