18/05/2011

Moda, nudez e arte


































Engraçado como o nu masculino é muito mais agressivo visualmente do que o feminino. "Anatomy of Murder" é um editorial fotografado por Steven Klein, recheado de homens nus usando apenas acessórios em couro, com ar fetichista e muita arma de fogo. Provocando assim reações nas pessoas mais conservadoras, que conseguem enxergar nessas fotos, apenas a nudez, e nada mais. Mas será mesmo que a nudez dos modelos é tão forte que sobressai a temática do editorial?
 A partir daqui, a discussão ganha pano pra manga. As imagens de moda, principalmente campanhas, tem por objetivo seduzir. Corpos expostos, atitudes ousadas, elementos que remetem a sexualidade, tudo para atrair a atenção do público e de alguma maneira querer fazer parte do que é mostrado nas imagens. Em teoria, você gosta das fotos pois se identifica com o que é mostrado e o próximo passo é ter alguma peça da marca apresentada. Atualmente, por existirem tantas indústrias têxteis e  fácil acesso a tecnologia, isso faz com que o produto final tenha pouca diferença de uma marca para a outra que pertencem ao mesmo segmento. Se o produto de todo mundo é semelhante, ele passa a não ser o diferencial, portanto, o diferencial passa a ser o conceito e o DNA da marca.
 Este é o ponto onde muitas marcas chegam e percebem que suas campanhas/editoriais não precisam mostrar exatamente seu produto como ponto central. O interessante é criar uma atmosfera, para que o público perceba a essência da marca e se identifique com ela. O que queremos dizer é que nem sempre imagens de moda precisam apresentar roupas, estas imagens são muito mais que isso. Elas estão lado a lado com a arte e por isso, chocam, trazem questionamentos, nos seduzem. Difícil mesmo é classificar estas fotos de Steven Klein. Pertecem ao gênero da fotografia de moda ou da fotografia de arte? Vale o questionamento...


Um comentário:

  1. Eu estou sem palavras para esse editorial!!! Sou amiga da Lorhayne, mas moro em São Paulo, e assim que ela me apresentou o blog de vcs, fiquei passada com a qualidade dos editorias, o conceito fortíssimo! Nossa, estão de parabéns!!! Já adicionei no meu blog roll há alguns dias e desejo, de coração, MUITO SUCESSO para vcs!!!
    Grande beijooooo para todos, especial pra Loli!!! ;)
    AHHHH Estou seguindo vcs, me seguem tb?

    Grande beijooo
    Dani.

    http://myvanitydiary.blogspot.com/

    ResponderExcluir

gostou? deixe um recado para nós