A moda masculina é quase sempre taxada de boring e pouco ousada. Entra ano e sai ano as críticas das semanas de moda masculina muitas vezes são unânimes. Não há inventividade ou ousadia para a moda masculina. Isso em certo ponto faz sentido, uma vez que as possibilidades de peças masculinas em relação as femininas é bem menor, e inventar com menos tecido é de fato complicado. No Brasil a coisa ainda é pior, uma vez que nosso país é pobre em cultura de moda e o machismo e a necessidade de aprovação muitas vezes parece exagerada. A verdade é que, os homens ainda precisam percorrer um longo caminho para libertação. Muito já foi conquistado e nesse século de mudanças estéticas e a necessidade de ser diferente cada vez mais forte, faz com que muitas amarras sejam soltas. Bom, isso é o que parece mas na vida real a coisa é um pouco diferente.
Algumas semanas atrás eu, Fernando, resolvi sair para um restaurante com uma calça roxa e senti na pele o bullying. Como já sabia que a hostilidade poderia surgir, achei melhor compor o look com peças pretas, o que tornaria o visual mais sério e menos com cara de adolescente, o que eu deixei de ser já algum tempo. Um olhar ou outro de curiosidade e um certo estranhamento, eu até esperava que fosse acontecer, já que estamos tratando da cidade de Goiânia, mas me sentir como se tivesse com as calças borradas foi um susto que me fez pensar a respeito.
Muitas indagações surgiram para que eu pudesse entender melhor o fenômeno da calça roxa. Seria simplesmente a cor e a sua força o real problema? Seria a carga de "ousadia" imposta por uma quebra de padrão? Seria o problema direto da sexualidade e da virilidade, questões essas que tanto amedrontam os homens? Talvez fosse um pouco de tudo isso mas o que mais me preocupa é pensar no retrocesso que o ser humano tende a seguir e que soa contraditório em uma época que se diz tão libertária. Se pararmos para pensar que no século XVIII, por exemplo, o guarda roupa masculino se apropriava de peças do guarda roupa feminino, como os sapatos de salto e bico fino, os laços, os cabelos e maquiagens e tudo isso não colocava em xeque sua masculinidade, porque hoje andar com uma calça colorida nos faz parecermos um E.T quando na verdade queremos apenas deixar a vida menos chata?
Passo sempre por isso, sou hostilizado tanto na rua quanto em outro ambientes, no meu caso por vários motivos, corte de cabelo, bolsa e shorts um pouco mais curtos, que eu adoro. Já apanhei, me jogaram latas de cerveja (horror!), fora os absurdos que eu ouço. Mas não posso deixar de usar, roupa curta e uma boa bolsa fazem parte de mim. :D
ResponderExcluir