24/07/2011

Saudade!





Uma triste noticia tomou conta do último final de semana no mundo, Amy Winehouse foi encontrada morta aos 27 anos no seu flat em Londres, com suspeita de overdose de drogas. Claro que na internet todos os tipos de notícias, das sérias até as de humor negro se espalharam e mil homenagens estão sendo prestadas para essa cantora que mudou o rumo da música nos últimos anos. Porém o que de fato Amy representou para nós? Ficamos pensando aqui na história da música e de todos os artistas que tiveram o mesmo fim trágico que Winehouse e que também eram considerados incríveis. Antigamente o cenário musical era invadido por artistas drogados e que gritavam sua rebeldia para os quatro cantos do mundo. Quebrar guitarra no palco, usarem drogas, brigarem com todo mundo, de certa forma era visto como algo subversivo, transgressor e até mesmo cool, e hoje? Percebemos que a vida de Amy era vista com pesar. Hoje a música não precisa de subversão nesse sentido, mesmo sabendo que sua música era boa independente disso. Usar drogas ou ser anarquista já não é mais sinônimo de modernidade e sim de algo negativo. Mas apesar de tudo acreditamos que Amy gerava interesse por conta disso tudo, e nos fez voltarmos a acreditar que os gênios são incompreendidos e que artista é de fato louco, mesmo sabendo que não são. Sua música junto com sua atitude e estética trouxe de volta essa nostalgia de tempos que não voltam mais e agora, mais do que nunca, esfrega na nossa cara que tem coisa que não tem volta mesmo e que o que fica é o seu legado, que esse sim, é extraordinário!


PS: Amamos ME AND MR JONES e fica aqui nossa homenangem!

Um comentário:

  1. Na hora que fiquei sabendo, foi um baque. Mas depois, refletindo, lembrei de algo dito pelo locutor Pablo Kossa, no Programa de Rádio Interativa: "Todos temos o direito de escolher como morremos".
    A morte, querendo ou não, é algo inevitável. E de qualquer forma isso acontecerá com todos nós, cedo ou tarde. É triste, mas é real. E ainda mais triste é saber como o sucesso, a fama, a influência, podem acabar com a vida de uma pessoa tão jovem, e com um talento tão magnífico.
    A frase de Getúlio Vargas "Saio da vida para entrar na História" cabe perfeitamente para Amy.
    A meses sou leitor quase que diário do blog. É incrível saber que finalmente existe um ótimo trabalho assim em Goiânia, vocês estão de parabéns! Sou fã de Amy Winehouse a anos, e fico feliz com a forma que trataram a morte dela nesse post.

    ResponderExcluir

gostou? deixe um recado para nós