17/11/2011

Benetton: sem ingenuidade, ok?







As campanhas da Benetton sempre exploraram muito questões sociais carregadas de polêmica, como o preconceito, racismo, trabalho infantil, sexualidade, violação dos direitos humanos, entre outros. Em sua mais recente campanha, que também tem como objetivo lançar a Fundação Unhate, que pretende disseminar a tolerância, sem dúvidas, a marca foi bastante audaciosa e explorou a imagem de líderes mundiais da atualidade protagonizando uma cena de beijo na boca. Todas as fotos são montagens, diga-se de passagem e muito bem "encaixadas". Apesar do lema da campanha ser "UNHATE", assim como o nome da fundação, algo muito plausível na contexto da situação atual mundial, e de acordo com o chairman da Benetton: “Enquanto o amor universal permanece uma utopia, ainda que uma que valha a pena, o convite a ‘não odiar', a combater a ‘cultura do ódio’, é um objetivo ambicioso, mas razoável”; a proposta chega a soar romântica demais. Portanto, não sejamos ingênuos.

Vivemos em um mundo regido pelo dinheiro, no qual grandes marcas, inclusive a Benetton, fazem campanhas visando em primeiro lugar o lucro. Declarar a filosofia da marca, espalhar conceitos e temas que instiguem o consumidor a reflexão, representa um passo dentro de um conjunto de ações de marketing e publicidade, para que o consumidor se identifique e assim fidelizá-lo. Hoje em dia, não se vendem mais produtos, afinal de contas, no caso das roupas, por exemplo, podemos encontrá-las em qualquer lugar sendo muito parecidas em termos de modelagem e materiais, inclusive. O que as marcas vendem hoje são sonhos e simulacros, para isso querem mais do que pessoas que simplesmente entram na loja e compram, querem fãs, seguidores fiéis que acompanham o trabalho da marca, propagam seus conceitos e não a abandonam. Voltando as imagens, de um ponto de vista ético, nos perguntamos até onde se pode brincar com a imagem de pessoas públicas sem que isso soe mal para a marca. Entretanto, não há como negar, que esta campanha já está dando o que falar, não só entre o pessoal da moda (e é o tipo de ação em que o público em geral ama ou odeia) mas o fundamental é que todos querem se posicionar sobre o assunto. 

Desde os anos 2000 a Benetton não faz campanhas grandiosas, além disso a marca passou por um processo de declínio e é interessante sinalizar que muitos jovens talvez nem conhecessem a marca, até agora. O grupo ressurge com força total, gerando muita polêmica e dando continuidade aos seus anúncios pautados por questionamentos dos valores vigentes na sociedade. Quem se "ofende" pelas imagens, com certeza, não faz parte do público que a marca quer atingir. Uma ação de choque, bem planejada. Ou seja, ponto pra Benetton. Agora, fica a expectativa para a próxima campanha.

Um comentário:

  1. Mais do que o conceito, louvável campanha pela coragem em fazê-la acontecer...

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