16/11/2011

Plie no R Design
















































Nos últimos dias 12 a 15 deste mês, Goiânia foi sede da 7º edição do Encontro Regional dos Estudantes de Design, o R Design. Como tema, algo instigante: "Ainda há muito a ser descoberto". Sem dúvidas!
Encontros como este são muito importantes para fortalecer a profissão, favorecer a troca de experiências  e incentivar a reflexão entre os estudantes. Ah claro, não podemos esquecer da parte divertida, as festas são um bapho a parte! Nesta edição do encontro, nós do Plie tivemos o privilégio de ser convidados, juntamente a mais duas blogueiras, para uma mesa redonda  cujo tema era  dedicado aos blogs de moda. Durante o debate muitas questões vieram a tona, como por exemplo a personalidade dos blogs, o panorama goiano, o incentivo ao consumo, a responsabilidade em ser um formador de opinião, a polêmica dos publi-posts e claro, o futuro desta ferramenta. Muito foi discutido e de um modo geral acreditamos ser interessante pensar em blogs de moda assim como o sistema da moda. Temos milhares de blogs, assim como estilos de roupa e uma vez inseridos neste universo, podemos tomar a postura que desejarmos. Ou seja, se por um lado, qualquer pessoa é livre para fazer um blog e nele tem a possibilidade de falar e fazer o que for da sua vontade e opinião, por outro lado grande parte dos blogs, ligados a moda inclusive,  acabam sem personalidade, com postagens iguais a de tantos outros, sem propor abordagens novas. É por isso que muitas vezes, passeamos por diversos blogs e todos estão falando sobre o assunto "x" do mesmo modo, sem acrescentar uma postura nova. Na indústria da moda acontece o mesmo, se por um lado a moda te dá ferramentas para você se diferenciar e ter sua própria identidade, por outro ela diz: "Se não conseguir ser você mesmo, eu te ajudo a ser outra pessoa." A grosso modo, é nesta hora onde notamos as pessoas vestidas de maneira padronizada, hora em que uma tendência se massificou.
Para nós, não há certo nem errado neste universo, desde que exista ética. Afinal de contas, hoje em dia os blogs tomaram a posição de business. Mas, concordam que a partir do momento em que se toma a decisão de ser blogueiro, não é mais proveitoso compartilhar suas impressões reais sobre os assuntos? 


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