14/09/2011

Filosofia Imagética




Quando comecei minha terapia, a primeira coisa que me veio a cabeça foi de que a figura da minha falecida mãe seria o foco de grande parte da análise. Como fui ingênuo. Pela minha surpresa, grande parte da terapia foi destinada ao meu pai e a relação que tive com ele. Certa vez minha analista disse: Fernando, seu pai foi o pai que ele poderia ter sido, e isso já é muita coisa". Foi com essa frase que o filme "A Árvore da Vida" fez mais sentido pra mim e o quanto de maneira única, bela e reflexiva ele me conquistou.

Depois de quase um mês de espera, o filme estreiou em Goiânia em apenas uma sala e com dois horários. Prova de que os cinemas da capital ainda não confiam no gosto do espectador daqui. Surpreendentemente a sala estava lotada, o que meu deixou animado, mas bastou 10 minutos de filme para perceber a indignação e frustração de grande parte da platéia. A verdade é que o filme não é fácil. Narrado de maneira não cronológica, alternando momentos de extrema contemplação visual e sonora, "A Árvore da Vida" de fato merece atenção e disposição do espectador. Filmado muitas vezes de baixo pra cima, como se evocasse a todo momento a grandeza do infinito e nossa irrelevância perante a natureza, o filme filosofa com questão que todos nós passamos, uma vez ou outra. Passagem, por sinal, é outro ponto eminente em "A Árvore da Vida", uma vez que, abusa de travellings durante todo filme seja nas imagens da natureza ou nas passagens pela família representada, como se mostrasse o ciclo natural da vida e sua constante mutação.

As inacreditáveis imagens comprovam mais uma vez que cinema é imagem e que elas podem falar muito mais do que palavras. Filosofia imagética que hoje em dia se faz tão necessário. E para o casal que sentou ao meu lado no cinema e que no fim da projeção soltou a seguinte e infame frase: "duas horas perdidas ouvindo música e vendo imagem, que bosta de filme" vai um conselho: está passando Cowboys & Aliens na sala ao lado, mas lá também terá sons e imagens só que diferente daqui será para te tapear. Bom filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

gostou? deixe um recado para nós