08/04/2011

O anticristo Lars Von Trier está de volta!

Dançando no Escuro_2000

Dogville_2003


Anticristo_2009

Manderley_2005

Melancholia_2011



 Lars Von Trier é um diretor visionário, não no sentido de vislumbrar o futuro mas de conceber obras tão instigantes e autorais como poucos diretores atuais. Von Trier não é jovem, começou a filmar muito cedo e possui uma extensa e importante filmografia e um gênio difícil segundo Holywood. Esse diretor dinamarquês fez fama quando se juntou ao diretor Thomas Vinterberg inaugurando o movimento DOGMA 95, no qual é estabelecido 10 regras de filmagens e que acabou rendendo um único filme, Os Idiotas, que segue esses princípios.
 Seus filmes mais atuais possuem características formais muito peculiares adquiridos no período Dogma, como sua incessante necessidade de realismo fazendo de seus filmes uma verdadeira experiência cinematográfica, dentro e fora do cinema. Seu apelo crítico e sua quase sempre insatisfação e depressão com o mundo são temas recorrentes vistos no ótimo Dançando no Escuro, por exemplo, que traz Bjork dançando, cantando e interpretando, e claro, fugindo do set de filmagem e gritando para os quatro cantos do mundo que jamais trabalharia novamente com Von Trier.
 Von Trier sentiu necessidade de expressar uma forte crítica contra os EUA sem nunca ter pisado no país. Essa repúdia se transformou em um dos seus melhores filmes, Dogville. Filmado com características naturalistas, Dogville tem Nicole Kidman como protagonista de uma odisséia quase que teatral se desdobrando em uma trilogia sobre o país do tio Sam. Manderley é o segundo da trilogia que ainda espera pelo último filme da série.
 Seu último filme Anticristo foi o mais comentado no festival de Cannes em 2009 e gerou controvérsias no mundo inteiro. O diretor declarou que foi um martírio filmar Anticristo devido a um forte período de depressão retratado diretamente e explicitamente no filme. Forte, agressivo, sexual e extremamente simbólico, Anticristo é para poucos, mas indispensável.
  Toda essa trajetória, resumida é verdade, é para mostrar que Von Trier está aí novamente com seu novo longa, Melancholia. O filme retrata um certo grupo de pessoas e como elas lidam com o fim do mundo, pelo simples fato de descobrirem que a Terra irá se chocar com outro planeta. Pode soar absurdo, mas isso nas mãos de quem sabe fazer, talvez funcione magistralmente bem. Com um elenco estrelar esse filme promete ser, como muitos de Von Trier, soberbo.

3 comentários:

  1. WOW! Ainda com Wagner na trilha? Incrível!

    ResponderExcluir
  2. Nháá, adorei o seu blog floR
    Muito perfeito'
    ^^
    Cheirinho

    www.lojazart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. que bom que gostou Haylla!
    continue acessando :)
    bjos!

    siga agente no twitter : @pliedesign

    ResponderExcluir

gostou? deixe um recado para nós